Shelf life

Shelf Life é o estudo de vida de prateleira de um produto.

Ele pode ser realizado pelo tempo que o fabricante estima ser a validade do produto ou pode ser acelerado.

Para o início do estudo o fabricante deve avaliar o prazo de validade que seu produto deve ter, considerando produtos de concorrentes, formulação, experiência própria, temperatura de armazenamento e viabilidade econômica.

Feito esse levantamento, são definidas as análises a serem realizadas, bem como a periodicidade. As análises consideram os ingredientes adicionados, o processo de fabricação, a temperatura de armazenamento, o tipo de embalagem e atos normativos aplicáveis.

O laboratório informa o número de unidades do produto que serão analisados. Eles devem ser enviados para o laboratório em sua embalagem original, sendo todos do mesmo lote.

  • Se o cliente contratar o estudo de vida de prateleira em tempo real, aqui no laboratório os produtos ficarão armazenados por todo tempo do estudo, na temperatura recomendada pelo fabricante.
  • Se o cliente contratar o estudo de vida de prateleira acelerada, aqui no laboratório os produtos ficarão armazenados num ambiente diferenciado e controlado, por todo tempo do estudo, de forma a acelerar as reações químicas e microbiológicas. Neste tipo de estudo, o tempo de análise é a metade do tempo do estudo de uma vida de prateleira em seu tempo real.

Alterações nos parâmetros analisados podem ocorrer no decorrer do tempo em razão dos resultados obtidos.

Serão emitidos relatórios de ensaio periodicamente para o cliente acompanhar o processo!

Shelf life
Precisa de ajuda? WhatsApp