Efluentes

Os efluentes são resíduos provenientes das atividades humanas, como redes de esgoto e atividades industriais que, se lançados no meio ambiente sem tratamento ou com tratamento insatisfatório, ocasionam a degradação dos corpos receptores, como rios e lagos.

Segundo o CONAMA 430/2011, um efluente é a “caracterização de despejos de líquidos provenientes de diversas atividades”, assim qualquer líquido que passa por um tipo de processo e depois é devolvido ao meio ambiente deve ter suas características parecidas com as iniciais, sendo crucial que antes de ser despejado nos corpos hídricos os efluentes sejam analisados e caracterizados de acordo com as normas ambientais.

Para um correto tratamento é necessário conhecer as características de cada efluente, já que estão diretamente ligadas às atividades na qual foi gerado, tornando os ensaios laboratoriais essenciais.

Fica evidente, com isso, que é necessário um monitoramento constante das diversas práticas industriais, dado que representam as principais geradoras de resíduos tóxicos.

Somos especialistas em análises ambientais e atendemos às necessidades do comércio, indústria, agricultura e condomínios, analisando efluentes em concordância com as exigências dos órgãos ambientais, baseando-se em Resoluções do CONAMA, Leis Estaduais, Normas Brasileiras de Regulamentação e Portarias que tratam sobre o assunto.

Nosso serviços

  • Caracterização de efluentes conforme CONAMA 430(2011);
  • Verificação de eficácia de tratamento;
  • Análises de metais pesados;
  • Declaração de conformidade;
  • ART e relatório fotográfico.
Efluentes
Precisa de ajuda? WhatsApp