Água Superficial

As águas superficiais são aquelas que contornam a superfície de solos, tais como cachoeiras, rios, pântanos e lagos, contudo, um dos problemas atuais se refere a qualidade das mesmas.

Essa temática se tornou relevante devido ao crescimento constante das regiões urbanas somado a carência de saneamento básico, contribuindo para que os rios se tornassem locais de depósitos de lixos.

Sendo assim, diversos fatores podem induzir o comprometimento das águas superficiais, com ênfase ao descarte de resíduos, que configura como o principal elemento poluidor, gerando consequentemente, sérios impactos ao meio ambiente. Entretanto, a exploração de recursos naturais, as atividades agrícolas e industriais, juntamente com processos naturais (intemperismo, erosão) contribuem para que ocorram alterações, tornando a água imprópria ao consumo, bem como impossibilitando outras atividades tais como seu uso recreacional e para a agricultura.

Dessa forma, é fundamental medidas a fim de mitigar a poluição dos cursos de água. Por meio disso, as análises de água superficial assumem um papel importante como forma de estimar sua qualidade, visto que uma das suas principais finalidades é avaliar o nível de contaminação. 

Esses ensaios realçam algumas vantagens como a possibilidade de investigar a potabilidade, bem como a balneabilidade dos meios hidrícos. Sendo assim, a qualidade de água superficiais é efetuada por intermédio de análises de caráter físico, químico e microbiológico.

Esse monitoramento fornecido pelos exames laboratoriais, permitem a tomada de medidas cabíveis a manutenção dos ambientes aquáticos com características próprias aos seu uso.

O Laboratório Biológico oferece suporte e recursos necessários para garantir as análises com resultados precisos e confiáveis em conformidade com as exigências legais, como os requisitos dispostos na Portaria de Consolidação, nº 5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX. Dentre as análises processadas em nosso laboratório, podemos citar:

  • Físico-químicas – turbidez, cor, gosto, odor, pH, cloro residual livre, fluoreto
  • Microbiológicas – bactérias heterotróficas, coliformes totais, Escherichia coli
Água Superficial
Precisa de ajuda? WhatsApp