Água Subterrânea

Água subterrânea é aquela que circula abaixo da superfície do solo, ocupando os espaços entre as rochas, compondo o ciclo hidrológico. O Conselho Nacional de Meio Ambiente por meio da CONAMA 396(2008) conceitua como as “águas que ocorrem naturalmente ou artificialmente no subsolo”, dividindo-as em 6 classes distintas, em consoante a sua qualidade. Sendo assim, uma das suas principais características é a composição de minerais em decorrência do seu contato com as rochas presentes.

Em consequência da sua localização também apresentam menores níveis de contaminação, contudo, não são isentas a esse problema. Dentre os poluentes que podem comprometer sua qualidade, podemos salientar os fertilizantes e o esgoto doméstico.

Esses fatores, portanto, oportunizam a transmissão de doenças hídricas, principalmente em decorrência da presença de organismos patogênicos e as tornam inadequadas para o consumo humano. 

Diante dessa problemáticas, a água subterrânea precisa ser submetida a análises microbiológicas e físico-químicas. Esses ensaios simbolizam com um importante instrumento para:

  • Determinar sua potabilidade
  • Conhecer sua composição química
  • Mensurar o nível de contaminação

Essas análises por sua vez refletem as diferentes condições em que a água se encontra. As avaliações químicas denotam as influências de caráter antrópico e climatológico, ao passo que os ensaios microbiológicos indicam fontes de contaminações. Para isso, o principal indicador de contaminação usado corresponde ao grupo dos coliformes.

É importante enfatizar que quando falamos de águas subterrâneas, no Brasil há duas regulamentações principais. A primeira referente a classificação e diretrizes para o enquadramento das águas subterrâneas e é dita pela CONAMA n° 396 de 2008. Enquanto a segunda traz os controles de investigação de substâncias químicas por fontes antrópicas e é instituída pela CONAMA Nº 420 de 2009.

Somos especialistas em análises de águas subterrâneas, atendendo os requisitos solicitados pelas legislações supracitadas, avaliando de forma criteriosa se os padrões físico-químicos e microbiológicos estão de acordo com os valores máximos permitido.

Água Subterrânea
Precisa de ajuda? WhatsApp