Água para consumo humano – Potabilidade

A água é um elemento fundamental para os organismos e as atividades humanas, sendo essencial para diversas áreas como indústrias, hotéis, restaurantes, clínicas e hospitais, tendo seu padrão de potabilidade regulamentado na Portaria de Consolidação MS/GM nº 5, de 28/09/2017 (Anexo XX).

A  água que chega até as propriedades, seja ela originária do abastecimento público, poço artesiano, mina ou nascente,  pode não ter padrões saudáveis para o consumo humano. 

As informações sobre a qualidade da água permitem realizar o controle microbiológico e físico-químico de sistemas de armazenamento, atribuindo maior segurança para o consumo humano, fornecendo informações que permitem verificar se o sistema público de abastecimento está mantendo a potabilidade da água distribuída à população.

Os componentes da água, as suas concentrações e outros parâmetros influenciam o tratamento que será realizado e suas características dependem também das condições locais quanto à geologia, ao clima e à atividade humana. Assim, os processos de tratamento e análise da água devem ser adaptados de acordo com seu uso.

Água para consumo humano – Potabilidade
Precisa de ajuda? WhatsApp