Quando e por que fazer a limpeza da caixa d’água

Você sabia que a caixa de água pode constituir um perigo a saúde?

A qualidade da água é passível a alterações durante o seu percurso relativo à distribuição, fazendo com que a mesma contemple as torneiras com uma qualidade inferior.

Uma das etapas que abrange a distribuição de água é representada pelos armazenagem da mesma em reservatórios e caixas d’água. Sendo assim, a ausência de higienização desses ambientes, pode culminar em uma série de problemas, principalmente a saúde dos indivíduos, já que o consumo de uma água com baixa qualidade está atrelado a diversas enfermidades.

A falta de limpeza de caixas d’água representa um elemento viabilizador para a:
– Colonização de diversos microrganismos
– Formação de biofilmes
– Processo de nitrificação

Mas qual a periodicidade ideal para a limpeza da caixa d´água?

Recomenda-se que seja higienizada em um intervalo máximo de 6 meses. É necessário, também, a elaboração de um Procedimento Operacional Padronizado, como componente do manual de Boas práticas, ilustrando de forma minuciosa as medidas que devem ser seguidas.

Nesse sentido, a identificação e quantificação dos microrganismos presentes, torna-se fundamental para a manutenção da qualidade hídrica e a busca por estratégia que garantam a qualidade da água empregada nas diversas práticas industriais, bem como usada para o consumo.

Quando e por que fazer a limpeza da caixa d’água
Precisa de ajuda? WhatsApp