Entenda tudo sobre Enterococcus!

Vamos entender a Enterococcus?

Elas são bactérias gram-positivas, normalmente encontradas no intestino e no trato genital feminino. Existem 14 espécies descritas de Enterococcus, sendo o E. Faecalis e o E. Faecium as espécies que normalmente promovem colonização e infecções em humanos.

Essa bactéria não é transmitida pela tosse ou pelo ar, e sim pelo toque ou pela água. É também provável ser transmitida por contato indireto através de objetos contaminados. Para evitar a infecção é indicado que profissionais da saúde insistam na higiene exaustiva em meios hospitalares, principalmente em unidades neonatais e de terapia intensiva. Utilizando também luvas para diminuir a chance de contaminação.

As bactérias têm normalmente uma vida longa nas zonas inanimadas, por isso é fundamental uma limpeza regular das casas, principalmente o uso de produtos para limpar as superfícies da cozinha.

Outro fator importante é a limpeza da água consumida. É extremamente necessário fazer uma melhor gestão da qualidade da água, a fim de minimizar a taxa de multiplicação de Enterococcus.

Entenda tudo sobre Enterococcus!
Precisa de ajuda? WhatsApp