Cuidados no pré-preparo dos Alimentos

Você sabe quais os cuidados necessários antes de iniciar a preparação dos alimentos?

A contaminação por microrganismos pode ocorrer em todas as etapas correspondentes a fabricação dos alimentos. O pré-preparo está inserindo nesse contexto. O mesmo constitui uma etapa em que várias operações são efetivadas, como a higienização, sanitização, seleção, fracionamento, adição de temperos e ingredientes.

Essa etapa configura como de intensa manipulação dos alimentos, o que eleva riscos de contaminação cruzada. Portanto as atividades necessitam ser realizadas de forma a garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

Mas quais cuidados devo aderir para mitigar a contaminação microbiológica durante o pré-preparo dos alimentos?

  • Descongelamento – o mesmo pode ser efetivado de três maneiras distintas – na geladeira, micro-ondas ou próprio cozimento (ex: hambúrguer).
  • Escolha de grãos – realizar em local com iluminação adequada e em bancada devidamente higienizada.
  • Lavagem e sanitização e hortifrutis – são primeiramente lavados em água corrente para posterior imersão em solução clorada, finalizando com enxágue em água potável.
  • Manuseio dos alimentos – fazer o emprego de utensílios limpos, bem como higienizar as mãos a cada operação. Após o manuseio dos alimentos, armazena-los com identificação e em embalagens que possibilitem a proteção do mesmo.
Cuidados no pré-preparo dos Alimentos
Precisa de ajuda? WhatsApp